Um lugar para curtir a Lomba Grande
- Rosana Sperotto
- 13 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Finalmente o tradicional bairro de Novo Hamburgo ganhou um espaço central para os visitantes poderem sentar e "degustar" a sua calmaria e volta no tempo. O bairro, com identidade de pequena cidade, reserva belas surpresas saindo-se um pouco do miolo. As paisagens rurais, o jeito simples de seus moradores, lindos sítios, haras, parques que bombam no verão com piscinas e áreas de lazer estão entre as imagens que fazem bem à visão.
Tiramos o trailer da garagem num dia de semana para conhecer a Pipa, um lugar que guarda muito desse clima. Inaugurado recentemente a dez quilômetros da zona urbana de São Leopoldo, o espaço reflete a atmosfera das cidades do interior, que mais parece que estamos muito distantes. O point, que chama a atenção pela construção que remete à Serra gaúcha com suas vinícolas, abre de quarta a domingo. Serve lanches, pequenas refeições (para número maior de pessoas precisa ser reservado), chope, café, sucos até as 21 horas, ou seja, uma boa opção também para o happy hour.

Estacionamos no meio da tarde, Jane e eu, loucas por um bom café com "mistura". O proprietário, Carlos da Lomba, com sobrenome peculiar, Goodbier, tratou de passar o café e preparar uma robusta torrada de pão caseiro com salamito, queijo e pepino. Instaladas numa mesa externa (todas ficam fora da pipa), saboreamos a folga assistindo ao movimento da avenida principal, que muitas vezes se divide entre carros e cavalos.

Lanchinho substancioso com preço muito bom se comparado ao das cafeterias dos centros urbanos, e atendimento gentil.

O local também comercializa plantas, pelegos, tapetes de couro e artesanato bem ao estilo gaúcho. No seu interior, uma espécie de venda daquelas de antigamente, onde um cesto com ovos caipiras, pães, cucas, bolos e biscoitos da amiga Rejane Bitencourt misturam-se a peças de tricô, chinelos, abóboras, quadrinhos pintados em fatias de tronco de árvore, tão comuns nas casas dos avós e tios da infância, algumas ferramentas agrícolas... Enfim, uma miscelânea daquelas que fazem meus olhos brilharem (rs).


Duas horinhas fora da rotina foram suficientes para comprovar a máxima: "às vezes, o combustível para a felicidade está bem do lado".

De bônus, ainda ganhamos uma despedida do sol feito bola de fogo e um banho de cor de rosa dos inúmeros ipês pelo curto e lindo caminho.
Para saber mais: www.facebook.com/TendaDaPipa/
Comments