top of page
Buscar

E rolou oficina de biscoitos na semana das crianças!

  • Rosana Sperotto
  • 11 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

Já que a previsão de um feriadão abaixo d´água desanimou a pegar a estrada, e a expectativa pelo Dia das Crianças batia à porta do trailer, arregaçamos as mangas para comemorar a data de um jeito bem doméstico, mas muito divertido. Diversão que conheço desde pequena, tradição que passa por gerações, primeiro com o filho, amigos do filho, sobrinhos, e que agora chega às sobrinhas-netas num cenário encantado: o pátio do trailer, que ganhou bandeirinhas para o evento, estacionado na mesa da cozinha.

As convidadas, Gabriela e Daniela, foram apresentadas ao nosso pequeno com olhos brilhando, e logo partimos para a aventura de dar forma às doçuras. Rolo, cortadores e muita farinha invadiram o entorno. As mãozinhas faceiras driblaram a inexperiência e não demorou para nascerem borboletas, estrelas, passarinhos, corações...

Com a tia-avó no comando do forno e a assistência da vó Sandra, finalmente chegou o momento mais aguardado. Cobrir as bolachinhas com chocolate e enfeitar com a coleção de confeitos namorada desde o primeiro minuto da brincadeira.

Quem é mais feliz nessa hora: as aluninhas ou a mestra? (rs)

E vamos então à degustação!

Com direito a registros da alegria do teste super aprovado.

Orgulho da produção criativa revelando a personalidade das meninas.

Dani, 10 anos, como autêntica virginiana, usou toda a sua paciência e detalhismo para decorar com confeitos de letrinha, escolhendo uma a uma na "piscina de alfabetos". Teve até homenagem ao pai músico. Muito amor envolvido!

Já Gabi, 6 aninhos, soltou a fantasia canceriana e coloriu seus biscoitos com todas as opções dos vidrinhos encantados.

Será que os cachorrinhos da família podem comer bolachas? - indagavam. - Se não puderem, a gente come! (rs)

A turma dos bastidores também pegou carona no embalinho bom da energia contagiante da confeitaria do trailer!

E as meninas se despediram orgulhosas, levando saquinhos com a produção. Deixaram tanta inspiração que segui na confeitaria preparando mais algumas sugestões para quem quiser pegar nossa rota com a criançada ou com sua porção criançona. Não tem cortadores? Use a borda de um copo ou modele os biscoitos e use castanhas, nozes, amendoins, amêndoas para fazer detalhes saborosos.

E aí vai a receita da massa para uma remessa pequena (pode-se dobrar os ingredientes para uma produção maior). Prepare com antecedência para agilizar a brincadeira com os pequenos.

Ingredientes:

100g de manteiga sem sal (não substitua por margarina)

!75g de açúcar

2 ovos

essência de baunilha

400g de farinha de trigo (mais ou menos, depende do tamanho dos ovos)

1 colher rasa (de sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Misture a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar e depois os ovos. Acrescente a baunilha e vá juntando a farinha peneirada com o fermento até dar ponto de massinha de modelar. Leve à geladeira por umas 3 horas. Considere que a massa fica mais firme quando gelada, então não exagere na farinha. Abra pequena porções sobre superfície enfarinhada. Disponha sobre assadeira coberta com papel manteiga. Leve ao forno a 180 graus até ficarem levemente bronzeados. Espere esfriar para decorar. Se optar por cobrir com chocolate, prefira os próprios para banho, que secam rápido, e siga as instruções da embalagem.

Prepare-se para terminar essa jornada com as malas cheias de alegria, aquela que as coisas simples conferem à vida, ao alcance das mãos. Pegar carona no entusiasmo do "aqui e agora" das crianças é passaporte para viagens guiadas pela graça das descobertas. Feliz Dia das Crianças, caroneiros!

 
 
 

コメント


São Leopoldo - 2017

bottom of page