Na Picada Café, um convite à parada no Parque Jorge Kuhn
- Rosana Sperotto
- 19 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Véspera de feriado no RS e a dica para quem não terá feriadão e mora na região metropolitana é curtir o Dia do Gaúcho (aniversário da Revolução Farroupilha) em passeio bate/volta à Picada Café, na subida para Gramado e Canela pela Rota Romântica (BR 16). Distante 80 quilômetros de Porto Alegre, o percurso em si já é um refresco para os olhos, e o parque, com entrada gratuita na própria estrada, uma área com diversas opções de lazer para diferentes idades. Muito espaço ao ar livre, bosque e lago, e os prédios históricos com mais de 100 anos, como o antigo moinho, cartão postal do ponto turístico, um armazém e residência com móveis originais da época, o Museu do Açougue, galpões, estrebarias, um café... Nesse espaço acontecem importantes eventos da cidade como a Kaffeschneisfest, o Parque Encantado da Páscoa e a Festa do Café, Cuca e Linguiça, além de exposição de carros antigos e outros eventos sazonais.


Aos sábados, domingos e feriados o restaurante bem rústico serve almoço com comida caseira de primeira.

Opção super econômica, principalmente quando se trata de roteiros turísticos, com pratos quentes servidos em fogão a lenha, buffet de saladas e de sobremesas deliciosas, por 25,00, ou a quilo, 44,00.

Seguindo as curtições gastronômicas, uma feira de orgânicos de agricultora familiar da região onde se encontra "preciosidades", como a histórica Spritz Bier (bebida dos colonizadores alemães), feijões especiais, verduras e legumes recém-colhidos, frutas (as vermelhas, também congeladas, a preços imbatíveis, como um quilo de amoras por 7,00).


História colore a área das casas enxaimel e em detalhes do século passado, e o colorido se estende às duas lojinhas de artesanato.



Somos suspeitos, já estivemos lá várias vezes, a primeira com o trailer, há poucos sábados, num dia claro e de temperatura amena, já com ares de primavera. Vimos famílias brincando com suas crianças, namorados passeando devagarinho, vovôs e vovós admirando a natureza e o passado, todos registrando em fotos os bons momentos dos passeios simples que arejam a rotina. Fica então a dica para uma escapada bem bacana nessa quinta de folga. Bom passeio, ótimo feriado!