Aberta a temporada de encantamento do Natal Luz!
- Rosana Sperotto
- 31 de out. de 2018
- 4 min de leitura

Orgulho dos gaúchos, com toda a razão, o Natal Luz de Gramado, edição 33, teve sua abertura na quinta, dia 25, e nós tivemos o privilégio de estar lá conferindo o primeiro acender das luzes da cidade mágica, junto a centenas de pessoas ansiosas para curtir o Natal mais badalado do país.

Diariamente, às 20h30min, o show de acendimento reúne os visitantes em frente ao Palácio dos Festivais e convida para resgatarmos o espírito fraterno e as alegrias guardadas nas gavetinhas da infância. E todos os anos a mágica acontece. A multidão vibra com a emoção comandada pelos personagens lúdicos, culminando com a chegada do Papai Noel e o momento mais aguardado: a escuridão se desfazendo com o acender das milhares de luzinhas e revelando a decoração, desta vez, bem tradicional, com anjos e árvores gigantes. Não bastasse, o grand finale ainda guarda uma surpresa: neva lindamente sobre os espectadores embasbacados.

A primeira experiência de viajar com o trailer com uma criança a bordo não poderia ter destino melhor. Luzia, afilhadinha de 2 anos, trouxe ainda mais luz para os dois dias felizes na serra. Quatro gerações unidas pela alegria de participar dessa festa que traz gente de realidades tão diferentes, por suas regiões distintas, e presenteia com o sentimento forte de comunhão. Sorrisos e mais sorrisos, olhos brilhantes arregalados, dedos apontados a cada nova descoberta das surpresas em cada cantinho, é o que mais se vê, o que toca fundo na gente.

Fábia Tenório veio de Paulo Afonso, na Bahia, para reviver as belas lembranças de um Natal passado em Gramado. Acabara de assistir à missa na Igreja São Pedro, e ainda bastante emocionada, contou: "O encantamento me fez voltar. É uma vibração tão amorosa...Fico pensando que qualquer desavença se desfaz nesse clima de paz".

Paz que cobre de azul a Rua Coberta, point com programação diária e seus restaurantes charmosos...

Mas ainda que a noite brilhante seja o maior atrativo, a cidade também está recheada de momentos natalinos durante o dia. Na Praça das Etnias, a residência mais famosa, instalada na vila caprichada, com casinhas dos ajudantes do bom velhinho, os artesãos locais, é o ponto de encontro com o dono da festa.


Papai Noel mora ali e recebe todos com um carinho sem igual. Sim, é um velhinho fofo, de coração aberto para suas visitas, paciencioso com as inúmeras poses para fotos e um abraço que derreteu as "meninas".

E como somos meninas comportadas, ganhamos um presentão antecipado: Papai Noel é o novo e ilustre garoto propaganda do blog. Apaixonou-se pelo nosso brinquedo de estimação, examinou os detalhes e faltou pouco para pedir carona numa próxima aventura do trailerzinho (rs).

Não é de agradecer tanta querideza abraçada? Agradecer antes a Papai do Céu, com a alma iluminada pela bênção desses momentos especiais compartilhados com quem amamos.
Um roteirinho da nossa agenda de dois dias para inspirar quem está programando visita ao Natal Luz
- É bem possível curtir a festa apenas com as atrações gratuitas, como nos programamos. Para assistir ao acendimento das luzes, não faça como nós, que chegamos apenas meia hora antes (rs). Vá mais cedo, considere a dificuldade de estacionamento e a aglomeração e garanta um lugar em frente ao Palácio dos Festivais.
- Além das apresentações musicais diárias, a Paradinha de Natal, às 16h na avenida Borges de Medeiros, também é aberta ao público e diverte especialmente a criançada. Como choveu na tarde de vir embora, dessa vez não assistimos. Informe-se da programação completa no site oficial: www.natalluzdegramado.com.br
- Alguns parques também têm entrada franca, como o Lago Negro, cartão postal que sempre vale rever. Chovia quando demos uma passadinha para mostrá-lo a nossa caroneira Claudete, mas é bonito sempre.


- Parada que normalmente não fizemos, as lojas de chocolate, que mais parecem parques temáticos, valem a visita, mais ainda se com crianças. Luzia ficou tão deslumbrada com a decoração e personagens, que nem viu a fartura de doces (rs).


- As dezenas de Noéis dos estabelecimentos comerciais já são por si só uma festa para os olhos. Os pequenos (e os crianções, me incluindo (rs) ) amam!

- Tivemos mais uma vez ótimas experiências de hospedagem e alimentação usando vouchers dos sites de compras coletivas. Voltamos ao Grande Hotel Canela com reserva feita pelo Laçador de Ofertas e preço excelente: em torno de 250,00 para quatro pessoas mais a Luzia, acomodados em chalé com dois quartos, sala e banheiro. O astral "vintage" do centenário hotel, bem conservado e com serviço gentil, convida ao descanso. Tranquilidade define o lugar, apesar de estar no centro da cidade. Seu amplo parque, com natureza serrana, pede um chimarrão embaixo das árvores também centenárias, caminhadas, contemplar o lago com suas famílias de patinhos, fotografar... Com a chegada da alta temporada, as ofertas de hospedagem por esses sites reduzem, mas numa rápida busca encontrei disponibilidade em alguns hotéis de Canela. Acredito que o mais compensador, considerando-se o custo/benefício, seja o Encantos Canela Hotel, antigo Continental, com valor acessível também para os feriados de final de ao. Vale conferir!





Café da manhã simples e farto, servido no amplo salão em frente ao lago, pra começar bem o dia...


... o espaço kids e a pracinha, eleito o melhor lugar do mundo pela nossa pequena


- Jantamos fondue, também com voucher do Laçador de Ofertas, no Forttini, na Borges, bem próximo do Palácio dos Festivais, com valor muito simpático ao bolso: 75,00 para quatro pessoas, mais 50,00 de bebidas e couvert artístico. Considerando-se os preços dos restaurantes da serra, ainda mais em época de turismo em alta, é uma economia bem significativa. Não somos muito fãs do prato tradicional de Gramado e Canela, mas nos surpreendemos com a qualidade do jantar.

Showzinho pirotécnico no acender do rechaud para impressionar os clientes (rs)

- E as comprinhas? Confesso a decepção com o artesanato dessa cidade que já foi referência nas manualidades. Na Vila de Natal, a monotonia de confecções do mesmo estilo de anos, com algumas poucas exceções pela originalidade. Destaque para o trabalho minucioso com pinhões e aos tradicionais personagens em palha de milho, lindinhos!

Junto à morada do Noel, atração que sempre nos seduz pelo cheiro bom que invade a praça: os fornos a lenha com a produção de pães, cucas, bolachas dos moradores do interior de Gramado, e o armazém que comercializa produtos coloniais de primeira dessas famílias. Fizemos um pequeno rancho e nos deliciamos com os pãezinhos de linguica num piquenique de almoço no carro, descendo a serra, claro que já querendo voltar.
Comments